8.4.05

HOTEL RUANDA

Fui ver mais um filme que partilho aqui com vocês.


Este filme retracta aquilo que se pode chamar de uma verdadeira história de coragem.
O conflito do Ruanda, é um dos marcos mais sangrentos da recente história... e provavelmente dos mais ignorados pelo resto do mundo. A mim, envergonha-me esse facto!
O filme, os acontecimentos nele retractados, toda a pragmática da condição humana, VERDADEIRAMENTE HUMANA, faz desta uma história de uma coragem enorme de um homem... DO HOMEM!
Don Cheadle, e aqui afastando-me um pouco da temática do filme, e retractando-me um pouco do que disse sobre Clint Eastwood quando vi o “Million Dollar Baby”, merecia, merece, É, o melhor actor do ano cinematográfico que passou e que foi celebrado na entrega dos óscares.
O seu desempenho como Paul Rusesabagina, o verdadeiro herói, é memorável.
E aqui presto a minha homenagem a esse senhor, que por compaixão e amor ao próximo salvou a vida a 1268 pessoas, no decorrer desde genocídio que vitimou tantos milhares de pessoas em apenas 100 dias.
E engane-se quem pense que isto ocorreu há já algum tempo, porque foi ainda agora, em 1994. (??!!)

Vão ver o filme... ainda hoje se possível.
Preparem-se para as lágrimas, pois por mais que lutem contra elas, ganham vontade própria, e fiéis ao que se vê no écran, vão cair... com toda a naturalidade.

Mais um dos grandes filmes do ano que passou, em mais uma das piores histórias protagonizadas pelo ser humano...

Seremos capazes de mais o quê?...

5 comentários:

Arroz de Estragão disse...

Concordamos em muita coisa ácerca deste filme, mas mais que tudo: isto é muito mais do que um filme.

Foram 800.000 pessoas, as contadas nos óbitos.

Perguntas: "Seremos capazes de mais o quê?"

Pergunto-me se terás conhecimento do que se passa correntemente em Darfur, no Sudão.

Pergunto-te porque, ao que sei, tem sido uma informação que escapa facilmente aos olhos mais atentos - umas vezes por cansaço, outras - mais grave - por omissão.

É bom sentir que não sou o único envergonhado.

Cumprimentos.

mood disse...

Já tinha vontade de ir ver. Depois do teu post ainda tenho mais.
Beijo bom
:)

H. disse...

ñ vi :| e pensava q já n estava em exibição... mas com este apelo tão bem argumentado fico com a sensação que tenho de arranjar maneira de ir ver rapidamente!

Apenas, o cidadão disse...

infelizmente o ser humano é capaz disso e muito mais. África foi destruída desde o momento em que os europeus começaram a dividi-la e consituíram países e distribuiram entre eles.

a hipocrisia que existe hoje nos lideres dos chamados paises desenvolvidos é absolutamente ridicula. Nos vivemos em abundancia, em parte, porque causa
da desgraça dos povos africanos. qual é o governo de africa que é injusto, corrupto e sustentado pelos países ocidentais? quase todos.

Ritinha disse...

Pois é amigo... o ser humano é capaz de grandes atrocidades. Felizmente, em todo o mau lugar aparece por vezes do nada pequenos gestos de amizade e compaixão.
Beijo